Imi Lichtenfeld, criador do Krav-Maga, nasceu na cidade de Bratislava, na época parte do império Austro-húngaro, no dia 26 de Maio de 1910. Para que possamos entender o Krav-Maga, é de extrema importância que conheçamos também a pessoa que o criou.
Na sua juventude na Europa Imi destacou-se como atleta habilidoso e extraordinário, tendo praticado diversas modalidades físicas, cada uma completamente diferente da outra e mesmo assim conseguiu aperfeiçoar-se em todas. Foi essa diversidade a par com a sua inspiração, a perfeição que o permitiu criar uma arte marcial tão complexa e completa como o Krav-Maga. Imi trabalhou no circo como trapezista e arremessador de facas. Era também um excelente nadador. Tinha uma das maiores e melhores escolas de Valsa na cidade de Viena, capital cultural da Europa na sua época. Imi foi também campeão europeu peso pesado de Boxe Inglês, campeão Europeu de luta Greco-romana, além de ser graduado com faixa preta em Judô e Jujutsu Japonês Tradicional.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Imi juntou-se à Legião Checa, que fez parte do Exército Britânico, e lutou contra as forças Nazis. No final da guerra a unidade do Imi estava alocada ao Egito e Imi, que era um judeu orgulhoso, decidiu viajar de comboio até Israel e juntar-se à resistência judaica, que lutava ainda pela independência de seu país. Ao chegar a Israel, Imi descobriu rapidamente que as suas habilidades eram extremamente valiosas para os jovens guerreiros da resistência judaica. Eles tinham poucas armas de fogo, e quando conseguiam encontrar algum fuzil ou pistola, geralmente não tinham munições. Assim, Imi começou a desenvolver técnicas inéditas de como eliminar e neutralizar os soldados inimigos usando as mãos, bastões, facas ou cordas e foi assim que os judeus ganharam a sua independência e seu país em Maio de 1948.
No final da guerra da independência e com a fundação do Estado de Israel, foram também criadas as Forças de Defesa de Israel e Imi tornou-se “Instrutor-Chefe de Defesa Pessoal e Preparação Física Para Combate” (seu título oficial no exército Israelita) e permaneceu nesta função até à sua reforma do exército, em 1966.
Na reforma, Imi decidiu que tinha chegado a hora de realizar seu antigo sonho – criar uma inédita arte marcial Israelita, dedicada exclusivamente à defesa pessoal. Para tal, ele abriu dois dojos em Israel, um na cidade de Netanya, no norte do país e outro na cidade de Tel-Aviv, localizada no centro do país. Imi formou dez alunos nesses dois locais, cinco em cada cidade, e deu a faixa preta somente para esses dez alunos.
No dia 19 de Setembro de 1977, Imi fundou com o seu aluno mais Graduado, Yaron Lichtenstein, a Bukan School of Krav-Maga. A visão de Imi ao criar a Bukan foi a de criar um santuário e um refúgio para a sua arte marcial. Em sua grandeza, Imi entendeu que no dia em que morresse, as pessoas, cada uma por seu motivo, iriam alterar, cortar e mutilar o original Krav-Maga. A missão da Bukan é a de preservar, conservar e proteger o verdadeiro e único Krav-Maga, mantendo assim o legado de Imi vivo por muitos anos.
Imi faleceu na cidade de Netanya, onde tinha vivido a maior parte de sua vida, no dia 10 de Janeiro de 1998.